Grande Uivo

Os Lobinhos estão formados em circulo de parada. O Escotista vai para o centro do circulo e indica o Lobinho que o auxiliará a conduzir o Grande Uivo, ficando de frente para ele. Vira-se para ele e manda a Alcatéia dar as mãos. Os demais Escotistas colocam-se atrás do Escotista que está conduzindo o Grande Uivo, por fora do circulo, mantendo-se em posição de firmes e acompanhando a cerimônia sem qualquer gesto.
O Escotista começa a cerimônia estendendo ambos os braços lateralmente como que formando uma cruz. Os Lobinhos abaixam ambos os braços ficando em posição de firmes.
O Escotista abaixa os braços até ficarem colados ao corpo. Os Lobinhos se abaixam ficando de cócoras sobre os calcanhares, com os dedos indicador e médio de ambas as mãos unidos, tocando o solo entre os pés com os joelhos afastados. No momento em que os dedos tocam o chão todos dizem em voz alta, juntos e ritmicamente:
-A-KE-LÁ FA-RE-MOS O ME-LHOR!
 
Depois disso os Lobinhos saltam como uma mola, ficando de pé no mesmo lugar colocando as duas mãos com os dedos indicador e médio unidos apontados para cima como duas orelhas de lobo. Aí o Lobinho indicado, que estará de frente para o Escotista perguntará a Alcatéia com toda a força de seus pulmões (o tom da voz deve ser de pergunta e não de afirmação), olhando sucessivamente para cada matilha, sem balançar a cabeça:
-ME-LHOR, ME-LHOR, ME-LHOR, ME-LHOR?
O que significa: Vocês farão o seu melhor possível?
 
Após o quarto melhor, os Lobinhos abaixam para o lado do corpo a mão esquerda (como que na posição de firme) e a mão direita agora na posição de saudação de Lobinho e gritam:
-SIIIM! ME-LHOR, ME-LHOR, ME-LHOR, ME-LHOR!
 
Após isso, os Lobinhos abaixam também o braço direito, ficando na posição de firmes, para aguardando novas determinações.
O Escotista agradece com uma OBRIGADA ALCATÉIA ou BOA CAÇADA PARA VOCÊS.
Deverão ser observados especialmente os seguintes pontos:
a) Os quatro ME-LHOR iniciais, ditos pelo lobinho escolhido, devem ser fortes, claros e destacados (cada sílaba nitidamente destacada das outras).
b) O SIM deve ser ligeiramente arrastado (cerca de um segundo de duração é o bastante)
c) Os quatro ME-LHOR que são respondidos pela alcatéia, devem ser como os primeiros ME-LHOR, fortes e claros e (cada silaba nitidamente destacada das outras).

O Grande Uivo tem um triplo significado:
1º: dar boas vindas ao Akelá;
2º: renovar sua promessa; e,
3º: mostrar que estão prontos a obedecer ao comando do Akelá.